Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nossa cidade...

Patos de Minas, 150 mil habitantes.

Lista no Diário Oficial da União traz Patos de Minas com quase 150 mil habitantes


A população atual do município é de 146.416 habitantes.


Imagem aérea de Patos de Minas.

 



O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (29) uma lista com as novas estimativas da população brasileira. Patos de Minas continua sendo a cidade mais populosa no Alto Paranaíba. De acordo com os números do IBGE, referentes a 1º de julho de 2013, a população atual do município é de 146.416 habitantes.


Em 2010, esse número era de 138.710. A atualização revela que o município teve um aumento de 7.706 habitantes nos últimos três anos. A densidade demográfica, medida que representa a quantidade de pessoas por área, é de 43,49 habitantes por km². Os moradores estão espalhados em uma área de 3.189,771 Km², com grande concentração no meio urbano.


Araxá vem na segunda colocação com uma população estimada em 99.986 habitantes. Em 2010, esse número era de 93.672, um crescimento de 6.314. Patrocínio vem com 87.178 habitantes, um número 4.707 maior do que em 2010, quando estava com 82.471. São Gotardo teve a população atualizada para 33.774 habitantes.


Depois, vem Carmo do Paranaíba com 30.695 moradores. Presidente Olegário está com 19.325. Lagoa Formosa teve a população estimada em 17.885. Rio Paranaíba vem em seguida com 12.328. Lagoa Grande está com 9.134. O número em Lagamar chegou a 7.802 moradores. Guimarânia está com 7.693. Tiros está com 6.955 e Varjão de Minas com 6.558 habitantes.


Autor: Farley Rocha



http://www.patoshoje.com.br/noticias/patos-de-minas/19283-lista-no-diario-oficial-da-uniao-traz-patos-de-minas-com-quase-150-mil-habitantes.html

Sete de setembro/ sugestões de atividades pedagógicas

Sugestões de Atividades Pedagógicas- Pátria


























Trânsito

PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Muitos já ouviram dos pais, avós, tios, enfim de um adulto: "não corra para atravessar a rua", "antes de atravessar a rua olhe para os dois lados", "só atravesse onde tem faixa de pedestre", "caminhe sempre pela calçada". Por quê será este cuidado constante? Simplesmente porque o trânsito está cada dia mais perigoso e violento, todos devemos ter muita atenção quando estamos no trânsito, tanto o motorista quanto o pedestre.

PROBLEMATIZAÇÃO


undefined

Disponível em: http://furrubanhento.files.wordpress.com/2009/08/educacao-no-transito-cebolinha.jpg

O que fazer para se ter uma boa educação no trânsito?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Apresente para os alunos o vídeo a seguir:

 
YOUTUBE.COM Disponível em:
 http://www.youtube.com/watch?v=ZgVTABi_9bI

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

Após assistirem ao vídeo em sala de aula converse com seus alunos sobre o que viram:
1. Imaginem só se todos se comportassem no trânsito como o senhor Willer?
2. Vocês conhecem alguém que se comporta assim no trânsito?
3. O que acham desse comportamento. Peça para que os alunos justifiquem suas respostas.
4. Qual o melhor comportamento: o do pedestre Walker ou do motorista Willer?
Conhecendo a legislação de trânsito através do lúdico as crianças podem conscientizar seus pais como devem se comportar no trânsito.
Apresente aos alunos algumas atitudes corretas que devem ser tomadas no trânsito.
Atravessar a rua somente com o sinal fechado e na faixa de pedestres.

undefined

Disponível em: http://www.freewebs.com/educarparaotransito/TRANSITO6.jpg 

Crianças somente no banco de trás e com cinto de segurança!
undefined
  Disponível em: http://daycobi.zip.net/images/a.gif

 undefined
Todos devem usar cinto de segurança.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Muitos já ouviram dos pais, avós, tios, enfim de um adulto: "não corra para atravessar a rua", "antes de atravessar a rua olhe para os dois lados", "só atravesse onde tem faixa de pedestre", "caminhe sempre pela calçada". Por quê será este cuidado constante? Simplesmente porque o trânsito está cada dia mais perigoso e violento, todos devemos ter muita atenção quando estamos no trânsito, tanto o motorista quanto o pedestre.

PROBLEMATIZAÇÃO



undefined

Disponível em: http://furrubanhento.files.wordpress.com/2009/08/educacao-no-transito-cebolinha.jpg

O que fazer para se ter uma boa educação no trânsito?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Apresente para os alunos o vídeo a seguir:

 
YOUTUBE.COM Disponível em:
 http://www.youtube.com/watch?v=ZgVTABi_9bI

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

Após assistirem ao vídeo em sala de aula converse com seus alunos sobre o que viram:
1. Imaginem só se todos se comportassem no trânsito como o senhor Willer?
2. Vocês conhecem alguém que se comporta assim no trânsito?
3. O que acham desse comportamento. Peça para que os alunos justifiquem suas respostas.
4. Qual o melhor comportamento: o do pedestre Walker ou do motorista Willer?
Conhecendo a legislação de trânsito através do lúdico as crianças podem conscientizar seus pais como devem se comportar no trânsito.
Apresente aos alunos algumas atitudes corretas que devem ser tomadas no trânsito.
Atravessar a rua somente com o sinal fechado e na faixa de pedestres.


undefined

Disponível em: http://www.freewebs.com/educarparaotransito/TRANSITO6.jpg 

Crianças somente no banco de trás e com cinto de segurança!
undefined
  Disponível em: http://daycobi.zip.net/images/a.gif

 undefined
Todos devem usar cinto de segurança.
.
 Disponível em: http://wp.zap.com.br/ autos//2009/09/cinto-de -segurança

Respeite a Sinalização

 Disponível em:http://www.gincanafera.com.br/img/mascote_semaforo.gif

ATIVIDADE

Após terem assistido ao vídeo e observado algumas imagens de como proceder no trânsito peça para que os alunos registrem em forma de desenho as boas atitudes que podemos ter no trânsito.

É hora de aprendermos a sinalização do trânsito.

undefined 
Disponível em: http://www.cfchenrique.com.b/placasregulamentacao.gif 

As placas de trânsito estão divididas nas seguintes categotias: regulamentação, sinalização de obras, advertência, indicação, educativas, auxiliares e atrativo turístico.
Como recurso a seguir poderemos testar o que nossos alunos aprenderam.
O objetivo do jogo que se coloque as placas de trânsito no lugar certo, acabando com as ações erradas.
Outra atividade legal é colocar placas de trânsito na escola, sinalizando os espaços e adptando, como por exemplo, proibido ficar parado no corredor onde todos passam, respeitar as faixas, no caso de portões, etc...


laboratório de informática
Vamos trabalhar com simuladores
Trânsito legal
 Objetivo: Permitir que o aluno amplie os seus conhecimentos sobre as leis de trânsito

undefined

Nesta tela inicial solicite aos estudantes para lerem atentamente as instruções.


undefined


No jogo, o estudante poderá colocar as placas nos lugares adequados...
O interessante deste jogo é que ele não aceita a placa em local inadequado e as pessoas somente atravessam a rua após colocar as placas... Vamos explorar este recurso?

CATARSE

As crianças são habituais companheiras de viagem no veículo. Portanto, devem ser orientadas para o comportamento de respeito e segurança nas vias públicas, seja na condição de pedestre ou passageiro. Peça que elas relatem os cuidados que tem tomado no trânsito, através de uma pequena dramatização. Podem também usar mímicas.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos levar os alunos ao laboratório de informática para que coloquem em prática o que aprenderam.

1. Jogo dos Erros. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/anima.html
2. Jogo das Placas. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/jogo_das_placas

ATIVIDADE
Orientar cada aluno a fazer um cartaz onde represente o que devemos fazer para termos um bom comportamento no trânsito, os cartazes poderão ser fixados no pátio da escola.
Recursos Educacionais
Recursos Complementares
MINUTO ANIMADO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.
  Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=0MA_OiAwZGg
Vídeo voltado para educação de crianças no trânsito, com 1 minuto de duração.
TRANSITANDO COM SEGURANÇA "O PASSEIO DE BRUNA". 
 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PpuGtUrCh-Y
 Animação feita sobre uma história que compoem o livro Transitando com Segurança - Educação para o Trânsito de Irene Rios da Silva, com duração de 2 minutos e 17 segundos.
Avaliação
Através da participação nos momentos de conversa e realização das atividades propostas no decorrer das aulas.
 Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493
1. Jogo dos Erros. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/anima.html
2. Jogo das Placas. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/jogo_das_placas

ATIVIDADE
Orientar cada aluno a fazer um cartaz onde represente o que devemos fazer para termos um bom comportamento no trânsito, os cartazes poderão ser fixados no pátio da escola.
Recursos Educacionais
Recursos Complementares
MINUTO ANIMADO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.
  Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=0MA_OiAwZGg
Vídeo voltado para educação de crianças no trânsito, com 1 minuto de duração.
TRANSITANDO COM SEGURANÇA "O PASSEIO DE BRUNA".

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Muitos já ouviram dos pais, avós, tios, enfim de um adulto: "não corra para atravessar a rua", "antes de atravessar a rua olhe para os dois lados", "só atravesse onde tem faixa de pedestre", "caminhe sempre pela calçada". Por quê será este cuidado constante? Simplesmente porque o trânsito está cada dia mais perigoso e violento, todos devemos ter muita atenção quando estamos no trânsito, tanto o motorista quanto o pedestre.

PROBLEMATIZAÇÃO



undefined

Disponível em: http://furrubanhento.files.wordpress.com/2009/08/educacao-no-transito-cebolinha.jpg

O que fazer para se ter uma boa educação no trânsito?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Apresente para os alunos o vídeo a seguir:

 
YOUTUBE.COM Disponível em:
 http://www.youtube.com/watch?v=ZgVTABi_9bI

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

Após assistirem ao vídeo em sala de aula converse com seus alunos sobre o que viram:
1. Imaginem só se todos se comportassem no trânsito como o senhor Willer?
2. Vocês conhecem alguém que se comporta assim no trânsito?
3. O que acham desse comportamento. Peça para que os alunos justifiquem suas respostas.
4. Qual o melhor comportamento: o do pedestre Walker ou do motorista Willer?
Conhecendo a legislação de trânsito através do lúdico as crianças podem conscientizar seus pais como devem se comportar no trânsito.
Apresente aos alunos algumas atitudes corretas que devem ser tomadas no trânsito.
Atravessar a rua somente com o sinal fechado e na faixa de pedestres.


undefined

Disponível em: http://www.freewebs.com/educarparaotransito/TRANSITO6.jpg 

Crianças somente no banco de trás e com cinto de segurança!
undefined
  Disponível em: http://daycobi.zip.net/images/a.gif

 undefined
Todos devem usar cinto de segurança.
.
 Disponível em: http://wp.zap.com.br/ autos//2009/09/cinto-de -segurança

Respeite a Sinalização

 Disponível em:http://www.gincanafera.com.br/img/mascote_semaforo.gif

ATIVIDADE

Após terem assistido ao vídeo e observado algumas imagens de como proceder no trânsito peça para que os alunos registrem em forma de desenho as boas atitudes que podemos ter no trânsito.

É hora de aprendermos a sinalização do trânsito.

undefined 
Disponível em: http://www.cfchenrique.com.b/placasregulamentacao.gif 

As placas de trânsito estão divididas nas seguintes categotias: regulamentação, sinalização de obras, advertência, indicação, educativas, auxiliares e atrativo turístico.
Como recurso a seguir poderemos testar o que nossos alunos aprenderam.
O objetivo do jogo que se coloque as placas de trânsito no lugar certo, acabando com as ações erradas.
Outra atividade legal é colocar placas de trânsito na escola, sinalizando os espaços e adptando, como por exemplo, proibido ficar parado no corredor onde todos passam, respeitar as faixas, no caso de portões, etc...


laboratório de informática
Vamos trabalhar com simuladores
Trânsito legal
 Objetivo: Permitir que o aluno amplie os seus conhecimentos sobre as leis de trânsito

undefined

Nesta tela inicial solicite aos estudantes para lerem atentamente as instruções.


undefined


No jogo, o estudante poderá colocar as placas nos lugares adequados...
O interessante deste jogo é que ele não aceita a placa em local inadequado e as pessoas somente atravessam a rua após colocar as placas... Vamos explorar este recurso?

CATARSE

As crianças são habituais companheiras de viagem no veículo. Portanto, devem ser orientadas para o comportamento de respeito e segurança nas vias públicas, seja na condição de pedestre ou passageiro. Peça que elas relatem os cuidados que tem tomado no trânsito, através de uma pequena dramatização. Podem também usar mímicas.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos levar os alunos ao laboratório de informática para que coloquem em prática o que aprenderam.

1. Jogo dos Erros. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/anima.html
2. Jogo das Placas. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/jogo_das_placas

ATIVIDADE
Orientar cada aluno a fazer um cartaz onde represente o que devemos fazer para termos um bom comportamento no trânsito, os cartazes poderão ser fixados no pátio da escola.
Recursos Educacionais
Recursos Complementares
MINUTO ANIMADO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.
  Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=0MA_OiAwZGg
Vídeo voltado para educação de crianças no trânsito, com 1 minuto de duração.
TRANSITANDO COM SEGURANÇA "O PASSEIO DE BRUNA". 
 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PpuGtUrCh-Y
 Animação feita sobre uma história que compoem o livro Transitando com Segurança - Educação para o Trânsito de Irene Rios da Silva, com duração de 2 minutos e 17 segundos.
Avaliação
Através da participação nos momentos de conversa e realização das atividades propostas no decorrer das aulas.
 Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493
1. Jogo dos Erros. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/anima.html
2. Jogo das Placas. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/jogo_das_placas

ATIVIDADE
Orientar cada aluno a fazer um cartaz onde represente o que devemos fazer para termos um bom comportamento no trânsito, os cartazes poderão ser fixados no pátio da escola.
Recursos Educacionais
Recursos Complementares
MINUTO ANIMADO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.
  Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=0MA_OiAwZGg
Vídeo voltado para educação de crianças no trânsito, com 1 minuto de duração.
TRANSITANDO COM SEGURANÇA "O PASSEIO DE BRUNA". 
 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PpuGtUrCh-Y
 Animação feita sobre uma história que compoem o livro Transitando com Segurança - Educação para o Trânsito de Irene Rios da Silva, com duração de 2 minutos e 17 segundos.
Avaliação
Através da participação nos momentos de conversa e realização das atividades propostas no decorrer das aulas.
 Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493

 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PpuGtUrCh-Y
 Animação feita sobre uma história que compoem o livro Transitando com Segurança - Educação para o Trânsito de Irene Rios da Silva, com duração de 2 minutos e 17 segundos.
Avaliação
Através da participação nos momentos de conversa e realização das atividades propostas no decorrer das aulas.
 Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493
.
 Disponível em: http://wp.zap.com.br/ autos//2009/09/cinto-de -segurança

Respeite a Sinalização

 Disponível em:http://www.gincanafera.com.br/img/mascote_semaforo.gif

ATIVIDADE

Após terem assistido ao vídeo e observado algumas imagens de como proceder no trânsito peça para que os alunos registrem em forma de desenho as boas atitudes que podemos ter no trânsito.

É hora de aprendermos a sinalização do trânsito.

undefined 
Disponível em: http://www.cfchenrique.com.b/placasregulamentacao.gif 

As placas de trânsito estão divididas nas seguintes categotias: regulamentação, sinalização de obras, advertência, indicação, educativas, auxiliares e atrativo turístico.
Como recurso a seguir poderemos testar o que nossos alunos aprenderam.
O objetivo do jogo que se coloque as placas de trânsito no lugar certo, acabando com as ações erradas.
Outra atividade legal é colocar placas de trânsito na escola, sinalizando os espaços e adptando, como por exemplo, proibido ficar parado no corredor onde todos passam, respeitar as faixas, no caso de portões, etc...


laboratório de informática
Vamos trabalhar com simuladores
Trânsito legal
 Objetivo: Permitir que o aluno amplie os seus conhecimentos sobre as leis de trânsito


undefined

Nesta tela inicial solicite aos estudantes para lerem atentamente as instruções.


undefined


No jogo, o estudante poderá colocar as placas nos lugares adequados...
O interessante deste jogo é que ele não aceita a placa em local inadequado e as pessoas somente atravessam a rua após colocar as placas... Vamos explorar este recurso?

CATARSE

As crianças são habituais companheiras de viagem no veículo. Portanto, devem ser orientadas para o comportamento de respeito e segurança nas vias públicas, seja na condição de pedestre ou passageiro. Peça que elas relatem os cuidados que tem tomado no trânsito, através de uma pequena dramatização. Podem também usar mímicas.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos levar os alunos ao laboratório de informática para que coloquem em prática o que aprenderam.