Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto: Gentileza Gera Gentileza

Francisca Nathália, diretora da E.E. Adelaide Maciel e Vânia Regina,  educadora do PROETI
Educadora  Kelly Cristine e alunos
 Educadora Vera Lúcia e alunos
 Participação em massa dos pais em dias de  reuniões na E.E. Adelaide Maciel
Educadora Maria José e alunos

INTRODUÇÃO:
O Projeto “Gentileza gera gentileza” nasceu de uma conversa na sala dos professores, da Escola Estadual Adelaide Maciel. Foi quase uma brincadeira que espalhou entre os que ali estavam.
Nossa diretora pediu que fosse formada uma equipe para coordenar o projeto e que tivesse um envolvimento por parte de todos.

JUSTIFICATIVA:
O Projeto “Gentileza gera gentileza” justifica-se pelo fato da gentileza estar caindo em esquecimento. Daí a necessidade de trabalhar primeiramente com os alunos, em seguida familiares e comunidade.

OBJETIVOS:
- Resgatar as palavrinhas mágicas: “por favor”, “com licença”, “obrigado”; dentre outras.
- Vivenciar os momentos mais difíceis fazendo com que estes se tornem mais leves.
-Plantar uma sementinha para que num futuro próximo possamos colher bons frutos.

DESENVOLVIMENTO:
O projeto “Gentileza gera gentileza” teve como foco os alunos do Projeto Tempo Integral – PROETI. Onde as professoras regentes e a educadora física desenvolveram com os alunos vários trabalhos de leitura; conversas informais; trabalhos de artes; músicas, enfim tudo relacionado com o termo “gentileza gera gentileza”.
A primeira etapa foi uma conversa com os alunos para conhecermos o que significaria gentileza para eles. Nesta conversa saiu de tudo. Por exemplo: respeitar os idosos, jogar lixo no lixo, saber ouvir, usar as palavrinhas mágicas, não brigar com o coleguinha...; enfim, os alunos expressaram suas idéias de maneira bem simples.
Na segunda etapa foi realizado com os alunos o registro do projeto através da escrita e de desenhos. Músicas também foram utilizadas no desenrolar do projeto.
Os alunos produziram e apresentaram um jogral com o lema: “Gentileza gera gentileza”.
Dando sequencia aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram feitos dois cartazes. Um confeccionado pelos alunos do 3º ano (crianças entre 8 e 9 anos); onde elas escreveram em um coração o significado do termo gentileza. Depois os corações foram transformados em pétalas de rosas. Foi muito prazeroso ver o desempenho dos alunos. Com os alunos maiores do 4º e 5º anos também foi produzido um cartaz rodeado de mãozinhas que representou o elo entre a família e a importância da convivência com o outro, pois ninguém vive feliz sozinho. Vivemos em comunidade e precisamos uns dos outros.
A culminância do Projeto “Gentileza gera gentileza” foi sem dúvida a filmagem de tudo que os alunos fizeram e aprenderam. Nos reunimos no pátio da Igreja Cristo Redentor, que é de nossa comunidade e as crianças apresentaram a arte final dos trabalhos desenvolvidos por eles, durante o projeto.
Nesta filmagem os alunos cantaram, deram depoimentos, apresentaram um jogral e leram uns cartazes. Todo o projeto encontra-se registrado no cd que editamos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A realização deste projeto só foi possível devido ao empenho e parceria das professoras do PROETI.
Acreditamos que nossos objetivos foram alcançados, pois os alunos no decorrer do projeto mostraram uma significativa melhora no comportamento e nas atitudes diárias. A gentileza mesmo que de forma discreta vem se manifestando no meio escolar. Tanto nas relações de aluno com aluno, aluno com professor, gestores e professores; enfim, semeamos a gentileza e esperamos colher os frutos dela advindos.
Não poderíamos deixar de agradecer nossa diretora e supervisora que nos apoiaram incondicionalmente na realização deste projeto. Agradecemos também todos os colaboradores que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização do projeto. Nosso muito obrigado.

Kelly Cristine Araujo Caixeta e
Maria José Marinho
Vânia regina Borges Teixeira e
Vera Lúcia Soares
Patos de Minas, Julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.