Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


terça-feira, 2 de julho de 2013

Reuniões da equipe da secretaria - E E Adelaide Maciel SRE/ Patos de Minas


 REUNIÕES DO MÊS DE MARÇO/2013
ESCOLA ESTADUAL "ADELAIDE MACIEL"



N0 dia 20 de março de 2013 a equipe da secretaria da E.E. Adelaide Maciel se reuniu dando início, no ano 2013, às reuniões das quartas-feiras. As reuniões têm como objetivos: proporcionar um momento para estudos e reflexões, aprimorar os conhecimentos, estabelecer metas, estudar resoluções, agregar valores através dos filmes, definir tarefas e orientar as novatas sobre os diversos serviços da secretaria e da área financeira.

Contamos na equipe com novas auxiliares de educação, Maria José, Sandra, Maria Denilce, Natalícia e como ATB financeiro, Maria Aparecida. Também compõem a equipe, Helena (Didi), Tatiana e Ivone.

Como a equipe é composta por novos membros, na primeira reunião foi esclarecido sobre a dinâmica das reuniões, foram sugeridos temas, definiu-se que estaremos com pessoas diferentes que nos orientarão e nos ensinarão sobre assuntos relacionados aos trabalhos da secretaria e à área financeira. Também estudamos na íntegra a Resolução SEE nº 2197/2013, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências. Nas reuniões houve conferência e estabelecimento de metas para as semanas.
Toda a equipe está com uma grande expectativa, pois querem aprender. E no que depender da boa vontade, do interesse e da abertura ao novo, demonstrado na primeira reunião, o sucesso será certo.
REUNIÕES DO MÊS DE ABRIL/2013
A primeira pessoa a nos falar foi a professora Maria Maura nos repassando a reunião que ela participou na S.R.E. Patos de Minas, referente à informática e ao novo modelo de armazenamento das informações. Abordamos também: como preencher históricos escolares, apresentação de pasta funcional e contagem de tempo, importância do atendimento na secretaria, atenção ao analisar a documentação dos alunos, mutirão para: atualização do SIMADE (professores), confecção dos históricos acumulados, arquivamento de documentos do departamento pessoal, atualização de QI’s (prorrogação de designação), continuidade dos processos licitatórios referentes à merenda e ao PROETI. Em todas as reuniões estabelecimento e conferência de metas das semanas.

Assistimos ao nosso primeiro filme, escolhido pela colega Maria José: SOM DO CORAÇÃO. Apesar de algumas pessoas da equipe terem assistido ao filme em 2012, foi maravilhoso revê-lo, pois a experiência de ouvir as novas colegas, proporcionou uma reflexão diferente. SINOPSE: August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais. Mensagem: Este filme nos mostra que a coragem  e  a determinação  pode nos levar  aos nossos objetivos. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, devemos perseverar e acreditar na família, sempre buscando algo em que acreditamos. É preciso estar atentos às pequenas coisas da vida que acontecem ao nosso redor e que há uma ligação na natureza e no universo. Quando temos sensibilidade, conseguimos ver que existem pessoas diferentes e sabemos despertar o que cada uma tem de positivo. É uma história comovente envolvendo a magia da musica e o poder do amor. 
 

REUNIÕES DO MÊS DE MAIO/2013
Foram feitos mutirões: para lançamento de notas no SIMADE e impressão dos boletins, análise dos históricos pendentes e contato com as escolas para que fosse possível confeccioná-los, correções no Projeto Político Pedagógico, atualizações no departamento pessoal, encaminhamento e localização de pastas funcionais, organização das pastas funcionais de servidores aposentados para encaminhá-las à S.R.E., processo licitatório da Q.E.S.E., bem como os contratos, cadastramento dos produtos no sistema (SYSMEAE), relação de pagamentos efetuados referente à Merenda Escolar e QESE, também pagamentos aos fornecedores.

REUNIÕES DO MÊS DE JUNHO/2013

Realizamos o estudo da Resolução SEE nº 2318/2013 – Cadastro Escolar, processo licitatório referente ao PDDE/2012, início da confecção do anexo I referente à verba do Mais Educação e tivemos a presença da servidora Zélia Maria Matias Valadão, responsável pelo setor de benefícios da S.R.E. Patos de Minas, que nos orientou quanto à ficha funcional e contagem de tempo. Agradecemos à equipe da Superintendência que atendeu prontamente ao nosso ofício solicitando a presença da servidora Zélia, e um agradecimento também à Zélia pela disponibilidade e por ter nos proporcionado um momento tão enriquecedor. Agradecemos pela clareza e tranquilidade com que nos ensinou e esclareceu todas as dúvidas da equipe. Vale ressaltar que as servidoras novatas que nunca fizeram esse trabalho, saíram da reunião com uma grande noção, inclusive a Cida, que é ATB financeiro, mas está presente em todas as reuniões.  Houve conferência e estabelecimento de metas das semanas.

Zélia e a equipe da secretaria, presença e grande apoio da nossa diretora Francisca.
  

Fizemos o convite para que ela volte e ministre outros ensinamentos.
  

Assistimos ao filme sugerido pela professora do 4º ano, Márcia Evangelista de Sousa Amaral: COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL. SINOPSE: Ishaan Awasthi é um garotinho de oito anos de idade cheio de imaginação, mas ninguém parece dar muita atenção aos seus sonhos. Ele gosta de cores, peixes de aquário, cães e pipas. Tudo o que não é importate para o mundo dos adultos, mais preocupados com o trabalho e ordem. Ocorre que Ishaan, por ser muito sonhador, acaba não prestando atenção nas aulas da escola. Os pais, preocupados, acham que ele deve ser disciplinado e o mudam de escola. Num primeiro momento o garoto sofre o trauma da separação. Até que ele conhece seu novo professor de artes, Ram Shankar Nikumbh, um homem que traz alegria e otimismo a todas as crianças. Menos a Ishaan. Nikumbh fará de tudo para descobrir os motivos da infelicidade do menino e assim abrir caminho para que ele realize seus sonhos. Mensagem: Este filme nos fez ver o quanto o amor à profissão nos leva além do simples fato de executar tarefas, o professor olhou para a criança e realmente quis ajudá-la. Ficou claro para nós que todo ser humano tem algo a oferecer, basta acreditarmos nisso e lutarmos para que apareça o que está escondido, devemos respeitar todos os tipos de diferenças e proporcionar oportunidades para que a pessoa revele o seu melhor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.