Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


sábado, 1 de setembro de 2012

MÊS DE SETEMBRO, MÊS DA PRIMAVERA

Equinócio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 


Equinócio da Primavera 2012
Em 2012 o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de Março às 5h14m. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,75 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 00h09m. Os instantes estão referenciados à hora legal.

 Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.


Iluminação da Terra pelo Sol no momento do equinócio.


* A primavera em 2012 vai começar no dia 22 de setembro às 11:49 e
termina  dia 21 de Dezembro de 2012.

Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.[2]
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.
As datas dos equinócios variam de um ano para o outro
Devido à órbita da Terra, as datas em que ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).

 O mês de início da primavera sempre é o mesmo no Brasil. Pelo fato do Brasil estar quase todo no hemisfério sul a primavera chega no mês de SETEMBRO e o verão no mês de DEZEMBRO. O mês de MARÇO se inicia o outono e finalmente em JUNHO temos o inverno.
Mas somente quem mora na região Sul e em poucos estados do centro-oeste e sudeste é que percebe claramente a chegada das 4 estações. Quem mora na Amazônia não consegue perceber mudanças de temperatura durante o ano. Em outras regiões é possível perceber apenas a estação das chuvas e da seca.

  * A primavera em 2012 vai começar no dia 22 de setembro às 11:49.
Como todos já sabemos a primavera é a estação que ocorre com o fim do inverno sendo a transição entre o inverno e o verão. É nesta época reprodutiva de muitas plantas e de muitos animais. É na primavera que se inicia a colheita de muitas plantas e o plantio de outras. A primavera que ocorre em países que estão no hemisfério sul conhecida como “Primavera austral” e costuma acontecer perto do dia 23 de Setembro e terminar próximo dia 21 de Dezembro com pequenas variações dependendo do ano. Durante a primavera o dia e a noite têm a mesma duração. Com a chegada do verão as noites vão ficando mais curtas e os dias mais longos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.