Boas vindas aos pais e as crianças.
Professoras do PROETI preparando materiais.
Equipe Pedagógica:
Da esquerda para a direita apresentação das professoras Vânia Regina , Sônia, Fernanda, Lúcia Helena e Maria Maura.
Diretora Francisca Natália fala aos pais
Foi em grande estilo e em ritmo de festa que deu-se por iniciada as atividades do PROETI Programa de Educação de Tempo Integral, na E. E. Adelaide Maciel.
Especialista da Educação, Rosineide Bernardino, responsável pelo PROETI fala aos pais.
O que foi falado na reunião:
Objetivos do PROETI
A diretora Francisca Natália abriu a reunião dando as boas vindas aos pais, na sequência ela falou sobre o Objetivo geral do PROETI.
Vejam:
Ampliar a jornada escolar dos alunos, pois o
aumento do tempo de permanência na escola tem se constituído em fator
essencial na melhoria do seu desempenho escolar.
Prosseguindo ela falou sobre os objetivos específicos, sobre a importâ
ncia da permanência dos alunos na escola.
*Prolongar a permanência do aluno do
ensino fundamental de modo a ampliar as possibilidades de aprendizagem,
enriquecendo o currículo básico com atividades culturais, esportivas,
sociais, investigativas e tecnológicas;
*Conjugar a ampliação do tempo com a intensidade das ações educacionais;
*Proporcionar
ao aluno possibilidades de enriquecimento de seu universo de
referência, ao aprofundar conhecimentos, vivenciar novas experiências,
esclarecer dúvidas, desenvolver atividades diversificadas.
No final da reunião ela justificou que:
A ampliação da jornada escolar dos alunos tem
sido um objetivo perseguido por educadores e sistemas educacionais.
Pesquisas têm demonstrado que o aumento do tempo de permanência na
escola tem se constituído em fator essencial no desenvolvimento de um
país. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB dispõe em
seu artigo 34 que: "A jornada escolar no ensino fundamental incluirá
pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo
progressivamente ampliado o período de permanência na escola".
Na primeira oportunidade, com atividades diversificadas entre dança, música, empreendedorismo, informática, ginástica, jogos entre outras, as crianças experimentaram vivencias facilitadoras do tornar-se construtores das relações entre ensino-aprendizagem.
Nesta retomada ela explicou que durante as aulas do Projeto serão desenvolvidas atividades de Esporte, Lazer, Leitura, Jogos, Informática, tarefa de casa, atividades artísticas e Escola Sustentável.
Serão atendidos um total de 130 alunos que receberão 3 alimentações diárias, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Em tempo ela explicou como o Projeto foi criado , para que , e como ele funciona.
O projeto Escola de Tempo Integral é um projeto criado pelo governo
que visa atender crianças de adolescentes de determinadas regiões do
Estado em torno de uma proposta pedagógica que responda ás necessidades
básicas dos alunos das escolas públicas estaduais. As Escolas de Tempo
Integral passam a oferecer, além de uma educação de qualidade no turno
regular, mas também oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os
estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e
materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições
diárias, garantindo melhores condições de aprendizado.
O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder
aquisitivo, dando oportunidade para uma melhor qualidade de ensino, na
medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento,
ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base
curricular. A essência do projeto é a permanência da criança e do
adolescente na escola, assistindo as aulas e projetos integralmente em
suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento
escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir
efetivamente a aprendizagem sendo alternativa para a redução dos
índices de evasão, de repetência e de distorção de idade.
É a escola publica o tempo todo ao lado da comunidade mantendo o
objetivo de manter os estudantes com atividades, no instante em que os
pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho, educar
os alunos para o pleno exercício da cidadania orientando para a vida,
criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no
turno regular, vincular as atividades pedagógicas as rotinas diárias de
alimentação, higiene, recreação e estudos complementares, orientar com
auxilio de profissional competente, pais e educandos da importância de
cultivar bons hábitos alimentares e de higiene, suprir a falta de
opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e
tecnológico, incentivar a participação responsável da comunidade
buscando através de seu engajamento no processo.
Para dar início asd atividades tudo foi preparado com muito carinho.
Flora, auxiliar de serviços gerais mais duas colegas preparando a mesa para o café da manhã.
Pais conferem de pertinho as atividades do Projeto. A escola recebe pais de braços abertos para comprovarem de pertinho como o projeto começa bem o ano de 2013.
De grande importância a presença do pai que veio prestigiar o início das atividades do Projeto.
Atividades em desenvolvimento.
Entre atividades e brincadeiras chega o horário do almoço.
Crianças almoçando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por acessar o nosso blog.