Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Início das atividades do Projeto Tempo Integral na E. E. Adelaide Maciel

  

Boas vindas aos pais e as crianças.





 

Professoras do PROETI preparando materiais.
Equipe Pedagógica:
Da esquerda para a direita apresentação das professoras Vânia Regina , Sônia, Fernanda, Lúcia Helena e Maria Maura.



Diretora Francisca Natália fala aos pais

 

 Foi em grande estilo e em ritmo de festa que deu-se por iniciada as atividades do PROETI Programa de Educação de Tempo Integral, na E. E. Adelaide Maciel.

  Especialista da Educação, Rosineide Bernardino, responsável pelo PROETI fala aos pais.


 


                                   O que foi falado na reunião:

Objetivos do PROETI

A diretora Francisca Natália abriu a reunião dando as boas vindas aos pais, na sequência ela falou sobre o Objetivo geral do PROETI.
Vejam:
  Ampliar a jornada escolar dos alunos, pois o aumento do tempo de permanência na escola tem se constituído em fator essencial na melhoria do seu desempenho escolar.

Prosseguindo ela falou sobre os objetivos específicos, sobre a importâ
ncia da permanência dos alunos na escola.
 *Prolongar a permanência do aluno do ensino fundamental de modo a ampliar as possibilidades de aprendizagem, enriquecendo o currículo básico com atividades culturais, esportivas, sociais, investigativas e tecnológicas;

*Conjugar a ampliação do tempo com a intensidade das ações educacionais;

*Proporcionar ao aluno possibilidades de enriquecimento de seu universo de referência, ao aprofundar conhecimentos, vivenciar novas experiências, esclarecer dúvidas, desenvolver atividades diversificadas.

No final da reunião ela justificou que:
 A ampliação da jornada escolar dos alunos tem sido um objetivo perseguido por educadores e sistemas educacionais. Pesquisas têm demonstrado que o aumento do tempo de permanência na escola tem se constituído em fator essencial no desenvolvimento de um país. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB dispõe em seu artigo 34 que: "A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola". 

Na primeira oportunidade, com atividades diversificadas entre dança, música, empreendedorismo, informática, ginástica, jogos entre outras, as crianças experimentaram  vivencias facilitadoras do tornar-se construtores das relações entre ensino-aprendizagem.

Nesta retomada ela explicou que durante as aulas do Projeto serão desenvolvidas  atividades de Esporte, Lazer, Leitura, Jogos, Informática, tarefa de casa, atividades artísticas e Escola Sustentável.

Serão atendidos um total de 130 alunos que receberão 3 alimentações diárias, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Em tempo ela explicou como o Projeto foi criado , para que , e como ele funciona.

          O projeto Escola de Tempo Integral é um projeto criado pelo governo que visa atender crianças de adolescentes de determinadas regiões do Estado em torno de uma proposta pedagógica que responda ás necessidades básicas dos alunos das escolas públicas estaduais. As Escolas de Tempo Integral passam a oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, mas também oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições de aprendizado.
       O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, dando oportunidade para uma melhor qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular. A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo as aulas e projetos integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem sendo alternativa para a redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção de idade.
        É a escola publica o tempo todo ao lado da comunidade mantendo o objetivo de manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho, educar os alunos para o pleno exercício da cidadania orientando para a vida, criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular, vincular as atividades pedagógicas as rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares, orientar com auxilio de profissional competente, pais e educandos da importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene, suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico, incentivar a participação responsável da comunidade buscando através de seu engajamento no processo.

Para dar início asd atividades tudo foi preparado com muito carinho.

Flora, auxiliar de serviços gerais  mais duas colegas  preparando a mesa para o café da manhã.




Pais conferem de pertinho as atividades do Projeto. A escola recebe pais de braços abertos para comprovarem de pertinho como o projeto começa bem o ano de 2013.

De grande importância a presença do pai que veio prestigiar  o início das atividades do Projeto.

                          Atividades em desenvolvimento.


  Entre atividades e brincadeiras chega o horário do almoço.

                           Crianças almoçando.









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