Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

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terça-feira, 12 de março de 2013

PROJETOS ESCOLARES

 
 
Lembre-se que intervenções sociais são ações coletivas. Assim, é muito importante que os envolvidos nas ações participem da elaboração do projeto e contribuam com suas reflexões.          
 
Planejamento e execução.
 
PROJETOS ESCOLARES
 
Professor, desenvolver projetos de destaque nas escolas públicas de educação básica onde atuam leva os professores e alunos ao sucesso escolar. Os projetos ajudam a melhorar a qualidade da aprendizagem, contribuem para a permanência do aluno na escola, facilitam a participação da família e a formação ética, artística e cidadã dos alunos. Portanto, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo... você tem o sucesso nas suas mãos!
 
PLANO DE PROJETO

01 – TÍTULO DO PROJETO

02 – CONTEXTO E JUSTIFICATIVA

03 – OBJETIVO GERAL

04- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

05 – RESULTADOS ESPERADOS

06 – PRODUTOS

07 – RISCOS E DIFICULDADES

08 – ATIVIDADES

09- ABRANGÊNCIA

10- FERRAMENTAS

( ) dança ( ) Produção de vídeo

( ) teatro ( ) Esporte

( ) música ( ) Social

( ) rádio ( ) Artesanato

( ) Oficina temática ( ) produção de jornal
 
Começando pelo objetivo geral, é importante que você explicite o que sua organização deseja realizar com o Projeto, que mudanças se quer alcançar, que diferença o Projeto quer fazer. Para isso, sugerimos que os principais interessados no projeto ajudem a construir esses objetivos. Lembramos que o objetivo geral é a afirmação capaz de demonstrar a transformação que o projeto pretende alcançar. Algumas vezes chamamos o objetivo geral de objetivo superior; e fazemos isso porque ele costuma ser ousado, ou seja, ele será capaz de sinalizar as mudanças mais profundas que poderão ser alcançadas pelo projeto a médio e longo prazos. Pense nisso!


O objetivo geral expressa a intenção de atingir um determinado fim, uma mudança na situação social da região. Por isso não deve ser quantificado (quando se transformaria no resultado esperado) nem expressar a forma como se vai trabalhar (quando se transformaria em ações).
O quadro a seguir traz um exemplo que vai nos acompanhar ao longo do roteiro. Repare que começamos pelo objetivo geral e vamos avançando para outros componentes que definem a organização do projeto.
Repare que o objetivo geral exige complementos que o tornem mais concreto e compreendido para quem o lê. Para isso existem os objetivos específicos. Eles devem ser capazes de demonstrar aspectos mais concretos, mostrar números e ações que estejam convergindo para alcançar o objetivo geral.
Observe que os objetivos específicos são passos estratégicos para que o objetivo geral possa ser alcançado, isto é, eles são capazes de mostrar as estratégias que serão utilizadas pelo projeto. Para este projeto, sugerimos que você apresente no máximo seis objetivos específicos. E lembre-se: este é apenas um exemplo para lhe ajudar a problematizar essa construção. Quanto mais gente envolvida nesse trabalho, melhor poderá ser a produção de objetivos claros e consistentes.
             Muitos projetos recebidos pela Petrobras apresentam objetivos frágeis, confusos e contraditórios. É importante ser claro e explicitar também os números que você pretende alcançar. Sugerimos que você cuide bastante deste aspecto porque, caso selecionado, ele o acompanhará ao longo de todo o tempo de apoio e será diretamente utilizado para o monitoramento e a avaliação do investimento da Petrobras.
Outro item desta seção diz respeito às ações a serem realizadas, de forma concreta e com participantes definidos. Repare que estamos convidando você a fazer associações constantes entre objetivo geral, objetivos específicos e ações. Quanto mais clara a conexão entre esses aspectos, maior a chance de sucesso do projeto.
 
O quarto item desta seção diz respeito aos resultados a serem alcançados. Como você já deve ter discutido muitas vezes, o setor social está sempre atrás de resultados. Cada vez mais! Queremos saber que diferença o projeto faz no mundo, na vida das pessoas com as quais trabalhamos. Entendemos que cada ação que realizamos produz resultados. Ou seja, que cada ação que seu projeto irá fazer será capaz de produzir resultados, de alterar a realidade. Não é isso
  • Que resultados esperamos quando pensamos no objetivo geral?
  • Que resultados esperamos em cada objetivo específico?
  • Que resultados cada uma das ações planejadas vai produzir?
  • Que impactos sociais o Projeto poderá gerar a médio e longo prazos?
Outro componente importante desta seção é demonstrar os princípios teóricos e as experiências anteriores nas quais o projeto baseia suas ações. Entendemos que toda metodologia é a concretização de uma determinada compreensão do mundo que se realiza na forma de ação do projeto. É também fundamental a compreensão dos procedimentos metodológicos propostos para essas ações: há diferentes fases envolvidas? Qual o caminho traçado para a realização de seus objetivos? Ou seja, se o seu projeto é um projeto de alfabetização, qual método você vai utilizar e por quê? Se é uma cooperativa ou um projeto de fortalecimento de um Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, de que forma você pretende intervir? Por que dessa forma e não de outra? As perguntas a seguir podem lhe ajudar a refletir e organizar um texto.
Perguntas para reflexão
Em que consiste o método de trabalho do projeto?
  • Que referências ou experiências embasam o método?
  • Existem justificativas teóricas para o método de trabalho?
  • Esses métodos já foram usados em outras situações? Tiveram sucesso?
  • Você acha que esse método pode ser reaplicado ou multiplicado?
Para manter a visibilidade total sobre o projeto, o coordenador do projeto deve ter uma equipedisponível para auxilia-lo.

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