Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


sexta-feira, 22 de março de 2013

Sugestões para disciplinar com amor os filhos

Sugestões para disciplinar com amor os filhos

O que vocês acham: palmadas ou amor? O que educa mais um filho?



A paciência é necessária nessas horas e muitas vezes não temos tempo, mas neste artigo você pode aprender como disciplinar seu filho com amor e criar assim um adulto equilibrado que repetirá o ciclo do amor:
Segundo o psiquiatra, pediatra e professor norte-americano Dr. Thomas Berry Brazelton: "A disciplina é o segundo presente mais importante que um pai pode dar a uma criança. O amor vem em primeiro lugar”. Também o Dr. Içami Tiba, médico psiquiatra e escritor de livros sobre educação familiar, afirma que “Quem ama, educa”.
Podemos concluir que a disciplina se constitui na ação do amor e é considerada pelos especialistas uma necessidade absoluta na educação, afinal é ela que proporciona as orientações para a vida dos filhos.




Vejamos algumas sugestões pertinentes:

1- Crianças aprendem por imitação: O seu exemplo como pai e mãe são essenciais no momento de impor disciplinas aos filhos. Não adianta simplesmente dizer para criança como ela deve agir, os exemplos são essenciais na educação.

2- A assertividade dos pais provoca segurança nos filhos: Mantenha uma postura positiva em suas ações e palavras, seu filho precisa aprender que “sim é sim” e “não é não”. Isso quer dizer que, por mais que ele insista, um “não” não se transformará em um “sim”.

3- Disciplina com amor não traumatiza: Não tenha receio de negar pedidos e desejos de seu filho; medidas disciplinares não provocam trauma, no entanto, as consequências da falta de disciplina podem produzir transtornos no psiquismo de seu filho.

4- Evite sentimento de culpa: A dificuldade de muitos pais em dispensar tempo e atenção aos filhos pode fazer com que se tornem mais permissíveis. Esse tipo de compensação gera grandes conflitos, transformando a relação pais e filhos em moeda de troca. Por resultado o filho se sente “comprado” e cobra sempre mais.

5- Imponha e mantenha limites: Para que as crianças aprendam a lição é muito provável que pai e mãe tenham que repetir várias vezes a mesma determinação. Filhos costumam testar se os pais mantêm a palavra, quando não sentem que os limites impostos são firmes, acabam se sentindo inseguros e passam a chamar atenção sobre si.

6- Deixe claro e cobre as consequências: Se a criança perceber que nada acontece quando ela desobedece às regras, nada irá impedi-la disso. Ensine seu filho desde cedo a ter responsabilidade nas suas ações, converse muito com ele, deixe claro que sua ação não é punitiva, e sim educativa. Lembre-se que você tem a opção de propiciar que seu filho aprenda a ser responsável com amor; não deixe que a vida o ensine pela dor.



O Dr. Brazelton ensina ainda que “uma criança indisciplinada revela pelo seu comportamento que não gosta de si própria e também não sabe se os pais gostam dela o suficiente para suportarem a sua irritação”.

Quanto podem os pais beneficiar seus filhos ensinando-os pela disciplina a conhecer limites e responsabilidades!


Fonte:http://familia.com.br/sugestoes-para-disciplinar-com-amor-os-filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.