Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


quarta-feira, 27 de março de 2013

A erupção dos vulcões


 

A erupção dos vulcões

 A temperatura no interior da terra chega a 600º C. A pressão que se forma no interior, empurra as rochas derretidas do manto (magma), que são expelidas, juntamente com gases e vapor de água, através de rupturass na crosta.

Magma ( FE e NI derretidos)

Quando o magma escorre para fora recebe o nome de lava, transformando-se em um tipo de rocha chamada Rocha Ígnea. Com o tempo dão origem a solos ricos e férteis.

 
A professora de ciências Roseli Azevedo, planejou e executou uma aula curiosa e divertida e de grande interesse de seus alunos. Todos os alunos se dedicaram bastante na construção da réplica de vulcão em erupção. Foi uma aula dinâmica e prazerosa , os alunos amaram.

Parabéns a professora Roseli Azevedo e seus alunos.


 
 
 
 



 

Maravilha, veja o vulcão em erupção. confecção dos alunos do 6º ano.





 













 
Saiba um pouco mais sobre os vulcões
 
Tipos de erupção
A proporção de rochas, gases e lava que um vulcão emite determina o tipo de erupção. Os tipos de erupção recebem normalmente nomes relacionados com vulcões famosos onde se observou um comportamento vulcanológico característico. Alguns vulcões exibem somente um tipo de erupção durante um intervalo de actividade, enquanto que outros podem mostrar uma sequência de diferentes tipos.
As erupções vulcânicas podem ser divididas quanto à sua violência em explosivas e efusivas. As erupções explosivas são causadas pela acumulação de vapor e gases sob elevadas pressões, que são libertados de forma violenta. A interacção de águas subterrâneas e magma leva à produção de vapor, que retido debaixo de camadas de rocha se acumula até atingir uma pressão suficientemente elevada para a destruir e libertar-se para a atmosfera. Gases que eventualmente estejam dissolvidos no magma em ascensão no vulcão, por acção da elevada pressão no seu interior, podem também expandir rapidamente após a explosão inicial de vapor, formando uma explosão secundária que é por vezes mais intensa que a primária e que pode formar um fluxo piroclástico. Em contraste, nas erupções efusivas existe uma libertação lenta de lava de baixa viscosidade e com reduzido conteúdo volátil, não existindo fenómenos explosivos associados a este tipo de erupção.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.