Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Primeiro de abril


Dia da mentira
 

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França . Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março , data que marcava a chegada da primavera . As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Interpretação do texto

Leia as questões abaixo, analise as alternativas e marque com um (X) a que achar certa.

1 - O texto que você leu é:
(   ) Lenda
(   ) convite
(   ) Informativo
(   ) Biografia

2 - A primeira brincadeira do dia da mentira surgiu  na:
(   ) França
(   ) Itália
(   ) Bélgica
(   ) Alemanha

3 -
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido no estado de :

(    ) São paulo
(    ) Minas Gerais
(    ) Goiás
(    ) Mato Grosso

4- A maior mentira contada em 1º de abril de 1828 foi:
(    ) Um local inexistente dado como referência
(    ) A notícia do falecimento de Dom Pedro
(    ) O início da primavera


5- Qual é a fonte do texto?
R________________________________________________

6- Escreva um parágrafo de cinco linhas associando a charge de Pinóquio à mentira.

_________________________________________________


Faça uma uma charge ilustrativa  sobre a mentira .

**********************************************************************

Por Maria Maura - Professora do PROETI 5º ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.