Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

1ª Capacitação dos Colegiados Escolares

CAPACITAÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR
 
Os membros do Colegiado Escolar da E E"Adelaide Maciel" se reuniram para o 1° módulo da Capacitação a distância que tem por objetivo promover o fortalecimento da autonomia da escola,por meio da participação da comunidade escolar na gestão da unidade de ensino.
A capacitação será ministrada a distância no período de 12 de agosto a 11 de outubro e terá a carga horária de 7 horas.
A Capacitação promoverá discussões e reflexões sobre a gestão participativa , 
envolvendo os membros do Colegiado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Colegiados Escolares

Os Colegiados Escolares são órgãos representativos da comunidade escolar que possuem funções que compreendem às diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras referentes ao projeto pedagógico da escola. Além da análise de questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentação de sugestões para solução de problemas.

O órgão pode ser composto por representantes dos seguintes segmentos: professores e especialistas da educação básica e demais servidores da escola, além de representantes da comunidade atendida pela escola, como aluno regularmente matriculado e frequente no ensino médio ou com idade igual ou superior a 14 anos. Também podem participar pais ou responsáveis por alunos menores de 14 anos.

Os membros do colegiado escolar, titulares e suplentes, são escolhidos pela comunidade escolar, para exercerem mandato de dois anos, mediante processo de eleição. A eleição é feita por segmento, ou seja, alunos votam em alunos, professores em professores e assim por diante. A votação é secreta e feita em urnas. Vencem a eleição os candidatos mais votados. O número de membros do órgão está relacionado ao número de alunos da escola.

Entre as atribuições do colegiado, está a de votar o destino das verbas que chegam à escola e, caso necessário, conferir o material adquirido. Por exemplo, se a escola comprou 80 carteiras, quando elas chegam o órgão deve conferir a qualidade do material e se a quantidade está correta. Também está entre as tarefas do colegiado, verificar se os projetos da escola estão surtindo efeito.

O colegiado é presidido pelo diretor ou coordenador da escola e as decisões são tomadas pela maioria dos membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.