Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Simulado Matemática 5º ano- Matemática


  1. (D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.)

    Na mercearia “Tudo a Mão”, as mercadorias são pesadas numa balança de dois pratos. Um vendedor observou que a balança ficava em equilíbrio, quando ele colocava de um lado 1Kg de açúcar e do outro 4 latas de massa de tomate.
    Veja a ilustração abaixo.



    Dessas latas de massa de tomate, quantas são necessárias para equilibrar 2 Kg de açúcar?
    1.   6 latas.
    2.   4 latas.
    3.   2 latas.
    4.   8 latas.
  2. (D4 – Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,perpendiculares.)

    Alice e suas amigas desenharam algumas figuras geométricas.
    Veja o que cada uma desenhou.



    Quem fez o desenho de um retângulo?
    1.   Glória.
    2.   Flávia.
    3.   Alice.
    4.   Vitória.
  3. (D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas.)

    Os estudantes do 5º ano realizaram uma entrevista com quatro turmas da escola para verificar que profissões os estudantes desejam seguir futuramente. Observe o gráfico abaixo que representa o resultado dessa pesquisa.



    Nessa pesquisa, qual foi a profissão mais escolhida?
    1.   Médico.
    2.   Professor.
    3.   Dentista.
    4.   Advogado.
  4. (D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.)

    O quadro abaixo mostra a relação das compras que Aline fez na padaria.



    Antes de passar pelo caixa da padaria, ela fez o cálculo de quanto gastará. Quanto Aline deverá pagar?
    1.   R$ 6,10
    2.   R$ 10,20
    3.   R$ 9,00
    4.   R$ 7,90
  5. (D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.)

    Na papelaria “ESCOLAR”, o preço do caderno está em oferta. Veja.



    Ana aproveitou essa oferta e comprou dois desse caderno.
    Quanto ela gastou?

    1.   R$ 2,00
    2.   R$ 3,27
    3.   R$ 6,54
    4.   R$ 6,44
  6. (D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.)

    Carlos viajou de São Camilo para Palmares.
    Veja na figura abaixo a distância entre essas cidades.



    Quantos metros Carlos percorreu nessa viagem?
    1.   60 000 metros.
    2.   600 000 metros.
    3.   6 000 000 metros.
    4.   6 000 metros.
  7. (D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.)

    Veja, abaixo, os preços de alguns brinquedos da loja Seta.



    Dentre esses brinquedos, qual é o mais caro?
    1.   A bola.
    2.   O jogo.
    3.   A peteca.
    4.   O carrinho.
  8. (D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.)


    Carlos fez a multiplicação abaixo, mas apagou o resultado.



    Faça você também a conta. Qual é o resultado?
    1.   1 275
    2.   1 265
    3.   1 295
    4.   1 375
  9. (D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.)

    Em um jogo de dardos a pontuação de Sandro foi:




    Quantos pontos Sandro fez?
    1.   2 301
    2.   231
    3.   2 031
    4.   2 310
  10. (D14 – Identificar a localização de números naturais na reta Numérica.)

    Na reta numérica a seguir, o ponto P representa o número 960, e o ponto U representa o número 1010.



    Em qual ponto está localizado o número 990, sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?
    1.   R
    2.   T
    3.   S
    4.   Q
  11. (D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.)


    Adriana fez a subtração abaixo.



    O resultado dessa operação é
    1.   299
    2.   399
    3.   631
    4.   641
  12. (D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.)

    Das 15 bolinhas de gude que tinha, Paulo deu 6 para o seu irmão. Considerando-se o total de bolinhas, a fração que representa o número de bolinhas que o irmão de Paulo ganhou é
    1.   
    2.   
    3.   
    4.   
  13. (D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.)

    Veja a ilustração que mostra as moedas que Maria tem.



    Ela quer trocar essas moedas por notas de R$ 1,00. Com quantas notas de R$ 1,00 Maria ficará?
    1.   4
    2.   3
    3.   5
    4.   2
  14. (D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.)

    Ana fez o desenho de algumas ruas de seu bairro, próximas à sua casa. Localizou sua casa e marcou-a com seu nome. Localizou também a casa de quatro amigas e marcou-as com o nome de cada uma.
    Veja abaixo o que ela fez.



    A casa que fica mais próxima à casa de Ana é a de sua amiga
    1.   Maria.
    2.   Laura.
    3.   Lúcia.
    4.   Carla.
  15. (D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial ( positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).)

    Dois amigos colecionam bolas de gude. João tem 17 bolinhas, e Paulo tem 25.
    Quantas bolas de gude os dois têm juntos?.
    1.   17
    2.   25
    3.   42
    4.   32
  16. (D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.)

    Observe o desenho dos cartões X, Y, Z.



    Usando cartões como esses e fita adesiva, Marina montou uma caixa sem tampa.
    Veja abaixo o desenho da caixa que ela fez.



    Para montar essa caixa, Marina usou
    1.   um cartão X, dois Y e um Z.
    2.   dois cartões X, um Y e dois Z.
    3.   dois cartões X, dois Y e um Z.
    4.   um cartão X, dois Y e dois Z.
  17. (D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.)

    Veja o número representado no quadro abaixo.



    Esse número é
    1.   274
    2.   2 704
    3.   200 704
    4.   20 704
  18. (D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.)

    Sérgio observou no calendário que faltam 15 semanas para o seu aniversário. O número de dias que faltam para o aniversário de Sérgio é
    1.   450
    2.   225
    3.   105
    4.   90
  19. (D6 – Estimar a medida de grandezas, utilizando unidades de medida convencionais ou não.)

    Carlos segura um bastão de 2 metros de comprimento, como mostra a figura abaixo



    A altura aproximada de Carlos é
    1.   maior que 180 centímetros.
    2.   entre 131 e 180 centímetros.
    3.   menor que 80 centímetros.
    4.   entre 51 e 130 centímetros.
  20. (D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).)

    Uma professora ganhou ingressos para levar 50% de seus alunos ao circo da cidade.
    Considerando-se que essa professora leciona para 36 alunos, quantos alunos ela poderá levar?
    1.   9
    2.   36
    3.   24
    4.   18
  21. (D5 – Reconhecer a conservação ou modificação d
    1. (D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.)

      Na mercearia “Tudo a Mão”, as mercadorias são pesadas numa balança de dois pratos. Um vendedor observou que a balança ficava em equilíbrio, quando ele colocava de um lado 1Kg de açúcar e do outro 4 latas de massa de tomate.
      Veja a ilustração abaixo.



      Dessas latas de massa de tomate, quantas são necessárias para equilibrar 2 Kg de açúcar?
      1.   6 latas.
      2.   4 latas.
      3.   2 latas.
      4.   8 latas.
    2. (D4 – Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,perpendiculares.)

      Alice e suas amigas desenharam algumas figuras geométricas.
      Veja o que cada uma desenhou.



      Quem fez o desenho de um retângulo?
      1.   Glória.
      2.   Flávia.
      3.   Alice.
      4.   Vitória.
    3. (D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas.)

      Os estudantes do 5º ano realizaram uma entrevista com quatro turmas da escola para verificar que profissões os estudantes desejam seguir futuramente. Observe o gráfico abaixo que representa o resultado dessa pesquisa.



      Nessa pesquisa, qual foi a profissão mais escolhida?
      1.   Médico.
      2.   Professor.
      3.   Dentista.
      4.   Advogado.
    4. (D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.)

      O quadro abaixo mostra a relação das compras que Aline fez na padaria.



      Antes de passar pelo caixa da padaria, ela fez o cálculo de quanto gastará. Quanto Aline deverá pagar?
      1.   R$ 6,10
      2.   R$ 10,20
      3.   R$ 9,00
      4.   R$ 7,90
    5. (D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.)

      Na papelaria “ESCOLAR”, o preço do caderno está em oferta. Veja.



      Ana aproveitou essa oferta e comprou dois desse caderno.
      Quanto ela gastou?

      1.   R$ 2,00
      2.   R$ 3,27
      3.   R$ 6,54
      4.   R$ 6,44
    6. (D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.)

      Carlos viajou de São Camilo para Palmares.
      Veja na figura abaixo a distância entre essas cidades.



      Quantos metros Carlos percorreu nessa viagem?
      1.   60 000 metros.
      2.   600 000 metros.
      3.   6 000 000 metros.
      4.   6 000 metros.
    7. (D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.)

      Veja, abaixo, os preços de alguns brinquedos da loja Seta.



      Dentre esses brinquedos, qual é o mais caro?
      1.   A bola.
      2.   O jogo.
      3.   A peteca.
      4.   O carrinho.
    8. (D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.)


      Carlos fez a multiplicação abaixo, mas apagou o resultado.



      Faça você também a conta. Qual é o resultado?
      1.   1 275
      2.   1 265
      3.   1 295
      4.   1 375
    9. (D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.)

      Em um jogo de dardos a pontuação de Sandro foi:



      Quantos pontos Sandro fez?
      1.   2 301
      2.   231
      3.   2 031
      4.   2 310
    10. (D14 – Identificar a localização de números naturais na reta Numérica.)

      Na reta numérica a seguir, o ponto P representa o número 960, e o ponto U representa o número 1010.



      Em qual ponto está localizado o número 990, sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?
      1.   R
      2.   T
      3.   S
      4.   Q
    11. (D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.)


      Adriana fez a subtração abaixo.



      O resultado dessa operação é
      1.   299
      2.   399
      3.   631
      4.   641
    12. (D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.)

      Das 15 bolinhas de gude que tinha, Paulo deu 6 para o seu irmão. Considerando-se o total de bolinhas, a fração que representa o número de bolinhas que o irmão de Paulo ganhou é
      1.   
      2.   
      3.   
      4.   
    13. (D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.)

      Veja a ilustração que mostra as moedas que Maria tem.



      Ela quer trocar essas moedas por notas de R$ 1,00. Com quantas notas de R$ 1,00 Maria ficará?
      1.   4
      2.   3
      3.   5
      4.   2
    14. (D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.)

      Ana fez o desenho de algumas ruas de seu bairro, próximas à sua casa. Localizou sua casa e marcou-a com seu nome. Localizou também a casa de quatro amigas e marcou-as com o nome de cada uma.
      Veja abaixo o que ela fez.



      A casa que fica mais próxima à casa de Ana é a de sua amiga
      1.   Maria.
      2.   Laura.
      3.   Lúcia.
      4.   Carla.
    15. (D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial ( positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).)

      Dois amigos colecionam bolas de gude. João tem 17 bolinhas, e Paulo tem 25.
      Quantas bolas de gude os dois têm juntos?.
      1.   17
      2.   25
      3.   42
      4.   32
    16. (D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.)

      Observe o desenho dos cartões X, Y, Z.



      Usando cartões como esses e fita adesiva, Marina montou uma caixa sem tampa.
      Veja abaixo o desenho da caixa que ela fez.



      Para montar essa caixa, Marina usou
      1.   um cartão X, dois Y e um Z.
      2.   dois cartões X, um Y e dois Z.
      3.   dois cartões X, dois Y e um Z.
      4.   um cartão X, dois Y e dois Z.
    17. (D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.)

      Veja o número representado no quadro abaixo.



      Esse número é
      1.   274
      2.   2 704
      3.   200 704
      4.   20 704
    18. (D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.)

      Sérgio observou no calendário que faltam 15 semanas para o seu aniversário. O número de dias que faltam para o aniversário de Sérgio é
      1.   450
      2.   225
      3.   105
      4.   90
    19. (D6 – Estimar a medida de grandezas, utilizando unidades de medida convencionais ou não.)

      Carlos segura um bastão de 2 metros de comprimento, como mostra a figura abaixo



      A altura aproximada de Carlos é
      1.   maior que 180 centímetros.
      2.   entre 131 e 180 centímetros.
      3.   menor que 80 centímetros.
      4.   entre 51 e 130 centímetros.
    20. (D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).)

      Uma professora ganhou ingressos para levar 50% de seus alunos ao circo da cidade.
      Considerando-se que essa professora leciona para 36 alunos, quantos alunos ela poderá levar?
      1.   9
      2.   36
      3.   24
      4.   18
    21. (D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.)

      Observe os desenhos abaixo.



      A área da Figura I é
      1.   quatro vezes a área da Figura II.
      2.   seis vezes a área da Figura II.
      3.   duas vezes a área da Figura II.
      4.   oito vezes a área da Figura II.
    22. (D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.)

      Roberto está com febre.
      Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.



      Esse termômetro está marcando
      1.   39º C.
      2.   39,3º C.
      3.   39,5º C.
      4.   40º C.
    23. (D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.)

      Joana usou linhas retas fechadas para fazer este desenho.



      Quantas figuras de quatro lados foram desenhadas?
      1.   3
      2.   2
      3.   4
      4.   5
    24. (D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.)

      Na escola “Aprender”, o horário do recreio foi definido como mostram os quadros abaixo.



      Esse recreio tem a duração de
      1. (D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.)

        Na mercearia “Tudo a Mão”, as mercadorias são pesadas numa balança de dois pratos. Um vendedor observou que a balança ficava em equilíbrio, quando ele colocava de um lado 1Kg de açúcar e do outro 4 latas de massa de tomate.
        Veja a ilustração abaixo.



        Dessas latas de massa de tomate, quantas são necessárias para equilibrar 2 Kg de açúcar?
        1.   6 latas.
        2.   4 latas.
        3.   2 latas.
        4.   8 latas.
      2. (D4 – Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,perpendiculares.)

        Alice e suas amigas desenharam algumas figuras geométricas.
        Veja o que cada uma desenhou.



        Quem fez o desenho de um retângulo?
        1.   Glória.
        2.   Flávia.
        3.   Alice.
        4.   Vitória.
      3. (D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas.)

        Os estudantes do 5º ano realizaram uma entrevista com quatro turmas da escola para verificar que profissões os estudantes desejam seguir futuramente. Observe o gráfico abaixo que representa o resultado dessa pesquisa.



        Nessa pesquisa, qual foi a profissão mais escolhida?
        1.   Médico.
        2.   Professor.
        3.   Dentista.
        4.   Advogado.
      4. (D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.)

        O quadro abaixo mostra a relação das compras que Aline fez na padaria.



        Antes de passar pelo caixa da padaria, ela fez o cálculo de quanto gastará. Quanto Aline deverá pagar?
        1.   R$ 6,10
        2.   R$ 10,20
        3.   R$ 9,00
        4.   R$ 7,90
      5. (D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.)

        Na papelaria “ESCOLAR”, o preço do caderno está em oferta. Veja.



        Ana aproveitou essa oferta e comprou dois desse caderno.
        Quanto ela gastou?
        1.   R$ 2,00
        2.   R$ 3,27
        3.   R$ 6,54
        4.   R$ 6,44
      6. (D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.)

        Carlos viajou de São Camilo para Palmares.
        Veja na figura abaixo a distância entre essas cidades.



        Quantos metros Carlos percorreu nessa viagem?
        1.   60 000 metros.
        2.   600 000 metros.
        3.   6 000 000 metros.
        4.   6 000 metros.
      7. (D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.)

        Veja, abaixo, os preços de alguns brinquedos da loja Seta.



        Dentre esses brinquedos, qual é o mais caro?
        1.   A bola.
        2.   O jogo.
        3.   A peteca.
        4.   O carrinho.
      8. (D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.)


        Carlos fez a multiplicação abaixo, mas apagou o resultado.



        Faça você também a conta. Qual é o resultado?
        1.   1 275
        2.   1 265
        3.   1 295
        4.   1 375
      9. (D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.)

        Em um jogo de dardos a pontuação de Sandro foi:



        Quantos pontos Sandro fez?
        1.   2 301
        2.   231
        3.   2 031
        4.   2 310
      10. (D14 – Identificar a localização de números naturais na reta Numérica.)

        Na reta numérica a seguir, o ponto P representa o número 960, e o ponto U representa o número 1010.



        Em qual ponto está localizado o número 990, sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?
        1.   R
        2.   T
        3.   S
        4.   Q
      11. (D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.)


        Adriana fez a subtração abaixo.



        O resultado dessa operação é
        1.   299
        2.   399
        3.   631
        4.   641
      12. (D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.)

        Das 15 bolinhas de gude que tinha, Paulo deu 6 para o seu irmão. Considerando-se o total de bolinhas, a fração que representa o número de bolinhas que o irmão de Paulo ganhou é
        1.   
        2.   
        3.   
        4.   
      13. (D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.)

        Veja a ilustração que mostra as moedas que Maria tem.



        Ela quer trocar essas moedas por notas de R$ 1,00. Com quantas notas de R$ 1,00 Maria ficará?
        1.   4
        2.   3
        3.   5
        4.   2
      14. (D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.)

        Ana fez o desenho de algumas ruas de seu bairro, próximas à sua casa. Localizou sua casa e marcou-a com seu nome. Localizou também a casa de quatro amigas e marcou-as com o nome de cada uma.
        Veja abaixo o que ela fez.



        A casa que fica mais próxima à casa de Ana é a de sua amiga
        1.   Maria.
        2.   Laura.
        3.   Lúcia.
        4.   Carla.
      15. (D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial ( positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).)

        Dois amigos colecionam bolas de gude. João tem 17 bolinhas, e Paulo tem 25.
        Quantas bolas de gude os dois têm juntos?.
        1.   17
        2.   25
        3.   42
        4.   32
      16. (D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.)

        Observe o desenho dos cartões X, Y, Z.



        Usando cartões como esses e fita adesiva, Marina montou uma caixa sem tampa.
        Veja abaixo o desenho da caixa que ela fez.



        Para montar essa caixa, Marina usou
        1.   um cartão X, dois Y e um Z.
        2.   dois cartões X, um Y e dois Z.
        3.   dois cartões X, dois Y e um Z.
        4.   um cartão X, dois Y e dois Z.
      17. (D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.)

        Veja o número representado no quadro abaixo.



        Esse número é
        1.   274
        2.   2 704
        3.   200 704
        4.   20 704
      18. (D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.)

        Sérgio observou no calendário que faltam 15 semanas para o seu aniversário. O número de dias que faltam para o aniversário de Sérgio é
        1.   450
        2.   225
        3.   105
        4.   90
      19. (D6 – Estimar a medida de grandezas, utilizando unidades de medida convencionais ou não.)

        Carlos segura um bastão de 2 metros de comprimento, como mostra a figura abaixo



        A altura aproximada de Carlos é
        1.   maior que 180 centímetros.
        2.   entre 131 e 180 centímetros.
        3.   menor que 80 centímetros.
        4.   entre 51 e 130 centímetros.
      20. (D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).)

        Uma professora ganhou ingressos para levar 50% de seus alunos ao circo da cidade.
        Considerando-se que essa professora leciona para 36 alunos, quantos alunos ela poderá levar?
        1.   9
        2.   36
        3.   24
        4.   18
      21. (D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.)

        Observe os desenhos abaixo.



        A área da Figura I é
        1.   quatro vezes a área da Figura II.
        2.   seis vezes a área da Figura II.
        3.   duas vezes a área da Figura II.
        4.   oito vezes a área da Figura II.
      22. (D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.)

        Roberto está com febre.
        Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.



        Esse termômetro está marcando
        1.   39º C.
        2.   39,3º C.
        3.   39,5º C.
        4.   40º C.
      23. (D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.)

        Joana usou linhas retas fechadas para fazer este desenho.



        Quantas figuras de quatro lados foram desenhadas?
        1.   3
        2.   2
        3.   4
        4.   5
      24. (D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.)

        Na escola “Aprender”, o horário do recreio foi definido como mostram os quadros abaixo.



        Esse recreio tem a duração de
        1.   30 minutos.
        2.   15 minutos.
        3.   10 minutos.
        4.   20 minutos.
      25. (D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.)

        A parte destacada, na malha quadriculada abaixo, representa uma figura na bandeira da escola de João. Cada lado do quadradinho mede 1 metro.



        Quantos metros de fita serão necessários para contornar essa figura?
        1.   6
        2.   10
        3.   4
        4.   8
      26. (D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.)

        Maria comeu de uma barra de chocolate. A quantidade de chocolate que Maria comeu na forma decimal é
        1.   3,10
        2.   3,00
        3.   0,03
        4.   0,30
      27. (D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.)

        No jogo do “Valor-lugar”, um jogador fala um número e outro coloca os algarismos no pote correspondente ao valor posicional desse número



        Em uma jogada, o número foi: 3 456. Que algarismo será colocado no pote das “milhares”?
        1.   6
        2.   3
        3.   4
        4.   5
      28. (D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.)

        Utilizando, como unidade de medida, o quadradinho do papel quadriculado, a área da palavra “PAZ” representada abaixo é igual a

        1.   31 quadradinhos.
        2.   45 quadradinhos.
        3.   50 quadradinhos.
        4.   18 quadradinhos.
      1.   30 minutos.
      2.   15 minutos.
      3.   10 minutos.
      4.   20 minutos.
    25. (D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.)

      A parte destacada, na malha quadriculada abaixo, representa uma figura na bandeira da escola de João. Cada lado do quadradinho mede 1 metro.



      Quantos metros de fita serão necessários para contornar essa figura?
      1.   6
      2.   10
      3.   4
      4.   8
    26. (D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.)

      Maria comeu
      de uma barra de chocolate. A quantidade de chocolate que Maria comeu na forma decimal é
      1.   3,10
      2.   3,00
      3.   0,03
      4.   0,30
    27. (D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.)

      No jogo do “Valor-lugar”, um jogador fala um número e outro coloca os algarismos no pote correspondente ao valor posicional desse número



      Em uma jogada, o número foi: 3 456. Que algarismo será colocado no pote das “milhares”?
      1.   6
      2.   3
      3.   4
      4.   5
    28. (D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.)

      Utilizando, como unidade de medida, o quadradinho do papel quadriculado, a área da palavra “PAZ” representada abaixo é igual a

      1.   31 quadradinhos.
      2.   45 quadradinhos.
      3.   50 quadradinhos.
      4.   18 quadradinhos.
    e medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.)

    Observe os desenhos abaixo.




    A área da Figura I é
    1.   quatro vezes a área da Figura II.
    2.   seis vezes a área da Figura II.
    3.   duas vezes a área da Figura II.
    4.   oito vezes a área da Figura II.
  22. (D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.)

    Roberto está com febre.
    Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.



    Esse termômetro está marcando
    1.   39º C.
    2.   39,3º C.
    3.   39,5º C.
    4.   40º C.
  23. (D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.)

    Joana usou linhas retas fechadas para fazer este desenho.



    Quantas figuras de quatro lados foram desenhadas?
    1.   3
    2.   2
    3.   4
    4.   5
  24. (D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.)

    Na escola “Aprender”, o horário do recreio foi definido como mostram os quadros abaixo.



    Esse recreio tem a duração de
    1.   30 minutos.
    2.   15 minutos.
    3.   10 minutos.
    4.   20 minutos.
  25. (D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.)

    A parte destacada, na malha quadriculada abaixo, representa uma figura na bandeira da escola de João. Cada lado do quadradinho mede 1 metro.



    Quantos metros de fita serão necessários para contornar essa figura?
    1.   6
    2.   10
    3.   4
    4.   8
  26. (D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.)

    Maria comeu
    de uma barra de chocolate. A quantidade de chocolate que Maria comeu na forma decimal é
    1.   3,10
    2.   3,00
    3.   0,03
    4.   0,30
  27. (D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.)

    No jogo do “Valor-lugar”, um jogador fala um número e outro coloca os algarismos no pote correspondente ao valor posicional desse número



    Em uma jogada, o número foi: 3 456. Que algarismo será colocado no pote das “milhares”?
    1.   6
    2.   3
    3.   4
    4.   5
  28. (D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.)

    Utilizando, como unidade de medida, o quadradinho do papel quadriculado, a área da palavra “PAZ” representada abaixo é igual a

    1.   31 quadradinhos.
    2.   45 quadradinhos.
    3.   50 quadradinhos.
    4.   18 quadradinhos.

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