Assinale a alternativa correta
Observe as expressões de Rex. Ele começa a história ...e termina... .- desesperado e animado.
- bravo e feliz.
- “exibindo-se” e envergonhado.
- triste e contente.
- No final da história, Rex fica envergonhado porque:
- esqueceu de tomar banho.
- esqueceu datas de aniversário, nº de telefones, letras de música... .
- gritou com o amigo.
- desobedeceu a mãe.
- No terceiro quadrinho, Rex diz que se lembra de tudo: datas, números de telefones, capitais dos países, letras de músicas, placas de carro, campeonatos de futebol. Esta frase termina com reticências (...) para indicar que Rex
- não se lembra de mais nada.
- continuaria falando de outras coisas que se lembra se sua mãe não o tivesse interrompido.
- esqueceu o que iria falar depois.
- seu amigo o interrompeu para avisar-lhe da hora do banho.
Este texto é uma fábula porque apresenta características como:- instruções e imagens.
- animais como personagens e moral da história.
- humor e seres encantados.
- tabelas e informações científicas
- O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra alcançá-la refere-se a:
- grama.
- folha.
- água.
- formiga.
- A formiga se salvou da correnteza porque:
- o rio parou de correr.
- caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
- o caçador a tirou de dentro do rio.
- ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
- A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que:
- se escondia atrás de uma árvore.
- foi presa pela rede do caçador.
- alcançou a terra.
- se debatia na correnteza
- No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
- sede.
- calor.
- fome.
- frio.
- "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica:
- que a história acabou.
- que foi o caçador de pássaros quem falou.
- a moral da história.
- a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
No texto acima, o pau-brasil é- o garoto-propaganda de um anúncio publicitário.
- um personagem de um conto.
- o personagem de uma história em quadrinhos.
- o assunto de um texto informativo-científico.
- A madeira do pau-brasil é:
- amarronzada.
- acastanhada.
- avermelhada.
- amarelada.
- O corante do pau-brasil era utilizado para:
- fazer tintas para pintura e tingir tecidos.
- tingir tecidos e fazer tintas para escrever.
- fazer tintas cosméticas e tingir tecidos.
- tingir tecidos e fazer corante alimentício.
- A madeira do pau-brasil era utilizada na fabricação de:
- móveis, carroças e casas.
- barcos, arcos de violino e casas.
- casas, móveis e barcos.
- embarcações, arcos de violino e casas.
- O autor do texto demonstra sua opinião pela frase:
- "tem vários nomes populares como ibirapitanga, orabutã, brasileto e pau-de-pernambuco".
- "Dá para acreditar!!!"
- "Isso gerou riqueza, o que estimulou a adoção do nome "Brasil" para nosso país".
- "Ele apresenta flores perfumadas".
- Na frase “Abundante no litoral brasileiro...”, a palavra "abundante" significa:
- esgotado.
- desaparecido.
- pouco comum.
- em grande quantidade.
As crianças entrevistadas pela reportagem do jornal- estão muito dispostas a entregar esses brinquedos.
- querem comprar mais desses brinquedos.
- já devolveram os brinquedos proibidos.
- estão resistindo a devolver os brinquedos ao fabricante.
- Esta notícia da Folhinha, do jornal Folha de São Paulo, incentiva as crianças a:
- guardarem esses brinquedos em casa.
- não entregar os brinquedos proibidos.
- doar esses brinquedos a crianças carentes.
- devolverem os brinquedos proibidos ao fabricante.
- A manchete dessa notícia é "Sob Suspeita". Este título foi escolhido para a reportagem porque:
- as crianças traquinas estão sendo investigadas.
- a fábrica que produz os brinquedos perigosos fechou.
- criminosos estão usando bonecos para cometer roubos.
- alguns brinquedos são perigosos para as crianças.
- Esta reportagem faz um alerta às crianças.
Vitória de 9 anos, uma das crianças entrevistadas, diz assim "Eu quero ficar com a minha Polly, não quero outra".
A opinião desta garota:- é diferente de todas as outras crianças.
- é contrária ao que a reportagem alerta.
- está de acordo com a reportagem.
- não tem nada a ver com o assunto da reportagem.
- A reportagem começa dizendo "Foi assim, inconformadas e inseguras, que algumas crianças receberam a notícia do recall da Mattel na semana passada". A palavra recall é explicada no parágrafo seguinte porque é uma palavra de origem inglesa. Ela é usada quando:
- os consumidores estão insatisfeitos com o produto comprado.
- as crianças compram ou ganham brinquedos.
- os fabricantes identificam defeitos em produtos e pedem para devolvê-los.
- os fabricantes de produtos lançam novidades no mercado.
- A última frase do texto diz "Segurança não é brincadeira". A reportagem nos alerta:
- Qualquer brincadeira é sempre segura.
- Devemos sempre brincar mesmo que a brincadeira não seja segura.
- Devemos evitar correr riscos mesmo nas brincadeiras.
- Devemos brincar com objetos perigosos.
Esta propaganda da marca Philips pretende vender:- uma lâmpada mais econômica.
- cofrinhos de porquinhos.
- brinquedos.
- porquinhos cor-de-rosa.
- A propaganda oferece economia de energia:
- aos concorrentes.
- às crianças.
- aos fabricantes da lâmpada.
- aos consumidores.
- A lâmpada cor-de-rosa apresentada na propaganda tem forma de cofrinho porque:
- emite luz cor-de-rosa.
- economiza energia.
- gasta muita energia.
- é maior que as outras.
- O anúncio desta lâmpada diz que quem comprá-la estará fazendo um ótimo investimento porque:
- gastará mais dinheiro comprando-a.
- estará perdendo dinheiro ao comprá-la.
- ganhará prêmios do fabricante.
- economizará dinheiro ao comprá-la.
- A pergunta inicial do texto !Quer economizar energia?" tem a intenção de:
- fazer uma pesquisa com os leitores da revista.
- esperar que o leitor envie uma carta respondendo a pergunta.
- atrair a atenção do leitor para a propaganda.
- duvidar dos leitores.
Essas informações podem ser encontradas em:- uma revista para crianças.
- um manual de primeiro socorros.
- um livro de Artes.
- uma revista para médicos.
- A cola é usada para prender:
- o jornal na cartolina.
- os dois lados da cartolina.
- a gaze ou o papel higiênico sobre o jornal.
- a tira pequena na cartolina.
- Na frase "Depois, decore com desenhos de canetinhas hidrocor e também peça para a turma fazer assinaturas". A palavra "turma" mostra que esse trabalho é destinado a um grupo de:
- crianças.
- universitários.
- médicos.
- professores de Artes.
- Para que se consiga o aspecto de gesso é preciso:
- prender firmemente o jornal.
- medir bem a cartolina.
- várias camadas de jornal e gaze.
- utilizar canetinha hidrocor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por acessar o nosso blog.