Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SARESP 2007 5ºANO PORTUGUÊS

Assinale a alternativa correta

  1. 1.JPG

    Observe as expressões de Rex. Ele começa a história ...e termina... .
    1.   desesperado e animado.
    2.   bravo e feliz.
    3.   “exibindo-se” e envergonhado.
    4.   triste e contente.
  2. No final da história, Rex fica envergonhado porque:
    1.   esqueceu de tomar banho.
    2.   esqueceu datas de aniversário, nº de telefones, letras de música... .
    3.   gritou com o amigo.
    4.   desobedeceu a mãe.
  3. No terceiro quadrinho, Rex diz que se lembra de tudo: datas, números de telefones, capitais dos países, letras de músicas, placas de carro, campeonatos de futebol. Esta frase termina com reticências (...) para indicar que Rex
    1.   não se lembra de mais nada.
    2.   continuaria falando de outras coisas que se lembra se sua mãe não o tivesse interrompido.
    3.   esqueceu o que iria falar depois.
    4.   seu amigo o interrompeu para avisar-lhe da hora do banho.
  4. 4.JPG

    Este texto é uma fábula porque apresenta características como:
    1.   instruções e imagens.
    2.   animais como personagens e moral da história.
    3.   humor e seres encantados.
    4.   tabelas e informações científicas
  5. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra alcançá-la refere-se a:
    1.   grama.
    2.   folha.
    3.   água.
    4.   formiga.
  6. A formiga se salvou da correnteza porque:
    1.   o rio parou de correr.
    2.   caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
    3.   o caçador a tirou de dentro do rio.
    4.   ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
  7. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que:
    1.   se escondia atrás de uma árvore.
    2.   foi presa pela rede do caçador.
    3.   alcançou a terra.
    4.   se debatia na correnteza
  8. No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
    1.   sede.
    2.   calor.
    3.   fome.
    4.   frio.
  9. "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica:
    1.   que a história acabou.
    2.   que foi o caçador de pássaros quem falou.
    3.   a moral da história.
    4.   a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
  10. 10.JPG

    No texto acima, o pau-brasil é
    1.   o garoto-propaganda de um anúncio publicitário.
    2.   um personagem de um conto.
    3.   o personagem de uma história em quadrinhos.
    4.   o assunto de um texto informativo-científico.
  11. A madeira do pau-brasil é:
    1.   amarronzada.
    2.   acastanhada.
    3.   avermelhada.
    4.   amarelada.
  12. O corante do pau-brasil era utilizado para:
    1.   fazer tintas para pintura e tingir tecidos.
    2.   tingir tecidos e fazer tintas para escrever.
    3.   fazer tintas cosméticas e tingir tecidos.
    4.   tingir tecidos e fazer corante alimentício.
  13. A madeira do pau-brasil era utilizada na fabricação de:
    1.   móveis, carroças e casas.
    2.   barcos, arcos de violino e casas.
    3.   casas, móveis e barcos.
    4.   embarcações, arcos de violino e casas.
  14. O autor do texto demonstra sua opinião pela frase:
    1.   "tem vários nomes populares como ibirapitanga, orabutã, brasileto e pau-de-pernambuco".
    2.   "Dá para acreditar!!!"
    3.   "Isso gerou riqueza, o que estimulou a adoção do nome "Brasil" para nosso país".
    4.   "Ele apresenta flores perfumadas".
  15. Na frase “Abundante no litoral brasileiro...”, a palavra "abundante" significa:
    1.   esgotado.
    2.   desaparecido.
    3.   pouco comum.
    4.   em grande quantidade.
  16. 16.JPG

    As crianças entrevistadas pela reportagem do jornal
    1.   estão muito dispostas a entregar esses brinquedos.
    2.   querem comprar mais desses brinquedos.
    3.   já devolveram os brinquedos proibidos.
    4.   estão resistindo a devolver os brinquedos ao fabricante.
  17. Esta notícia da Folhinha, do jornal Folha de São Paulo, incentiva as crianças a:
    1.   guardarem esses brinquedos em casa.
    2.   não entregar os brinquedos proibidos.
    3.   doar esses brinquedos a crianças carentes.
    4.   devolverem os brinquedos proibidos ao fabricante.
  18. A manchete dessa notícia é "Sob Suspeita". Este título foi escolhido para a reportagem porque:
    1.   as crianças traquinas estão sendo investigadas.
    2.   a fábrica que produz os brinquedos perigosos fechou.
    3.   criminosos estão usando bonecos para cometer roubos.
    4.   alguns brinquedos são perigosos para as crianças.
  19. Esta reportagem faz um alerta às crianças.

    Vitória de 9 anos, uma das crianças entrevistadas, diz assim "Eu quero ficar com a minha Polly, não quero outra".
    A opinião desta garota:
    1.   é diferente de todas as outras crianças.
    2.   é contrária ao que a reportagem alerta.
    3.   está de acordo com a reportagem.
    4.   não tem nada a ver com o assunto da reportagem.
  20. A reportagem começa dizendo "Foi assim, inconformadas e inseguras, que algumas crianças receberam a notícia do recall da Mattel na semana passada". A palavra recall é explicada no parágrafo seguinte porque é uma palavra de origem inglesa. Ela é usada quando:
    1.   os consumidores estão insatisfeitos com o produto comprado.
    2.   as crianças compram ou ganham brinquedos.
    3.   os fabricantes identificam defeitos em produtos e pedem para devolvê-los.
    4.   os fabricantes de produtos lançam novidades no mercado.
  21. A última frase do texto diz "Segurança não é brincadeira". A reportagem nos alerta:
    1.   Qualquer brincadeira é sempre segura.
    2.   Devemos sempre brincar mesmo que a brincadeira não seja segura.
    3.   Devemos evitar correr riscos mesmo nas brincadeiras.
    4.   Devemos brincar com objetos perigosos.
  22. 22.JPG

    Esta propaganda da marca Philips pretende vender:
    1.   uma lâmpada mais econômica.
    2.   cofrinhos de porquinhos.
    3.   brinquedos.
    4.   porquinhos cor-de-rosa.
  23. A propaganda oferece economia de energia:
    1.   aos concorrentes.
    2.   às crianças.
    3.   aos fabricantes da lâmpada.
    4.   aos consumidores.
  24. A lâmpada cor-de-rosa apresentada na propaganda tem forma de cofrinho porque:
    1.   emite luz cor-de-rosa.
    2.   economiza energia.
    3.   gasta muita energia.
    4.   é maior que as outras.
  25. O anúncio desta lâmpada diz que quem comprá-la estará fazendo um ótimo investimento porque:
    1.   gastará mais dinheiro comprando-a.
    2.   estará perdendo dinheiro ao comprá-la.
    3.   ganhará prêmios do fabricante.
    4.   economizará dinheiro ao comprá-la.
  26. A pergunta inicial do texto !Quer economizar energia?" tem a intenção de:
    1.   fazer uma pesquisa com os leitores da revista.
    2.   esperar que o leitor envie uma carta respondendo a pergunta.
    3.   atrair a atenção do leitor para a propaganda.
    4.   duvidar dos leitores.
  27. 27.JPG

    Essas informações podem ser encontradas em:
    1.   uma revista para crianças.
    2.   um manual de primeiro socorros.
    3.   um livro de Artes.
    4.   uma revista para médicos.
  28. A cola é usada para prender:
    1.   o jornal na cartolina.
    2.   os dois lados da cartolina.
    3.   a gaze ou o papel higiênico sobre o jornal.
    4.   a tira pequena na cartolina.
  29. Na frase "Depois, decore com desenhos de canetinhas hidrocor e também peça para a turma fazer assinaturas". A palavra "turma" mostra que esse trabalho é destinado a um grupo de:
    1.   crianças.
    2.   universitários.
    3.   médicos.
    4.   professores de Artes.
  30. Para que se consiga o aspecto de gesso é preciso:
    1.   prender firmemente o jornal.
    2.   medir bem a cartolina.
    3.   várias camadas de jornal e gaze.
    4.   utilizar canetinha hidrocor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.