Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SARESP 2007 PORTUGUÊS - 5ºANO

Assinale a alternativa correta
  1. As questões de números 1 a 3 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

    1.JPG

    No segundo quadrinho, a personagem diz que não sabe se foi uma boa levar o Rex ao museu.
    Quem é o Rex?
    1.   O esqueleto de dinossauro.
    2.   O alienígena.
    3.   O dinossauro.
    4.   O soldado.
  2. Rex aparece chorando no último quadrinho porque:
    1.   achou que o esqueleto era de seu avô falecido.
    2.   se assustou com o esqueleto do dinossauro.
    3.   não está gostando do museu.
    4.   discutiu com os amigos e ficou aborrecido.
  3. A amiga de Rex diz, no terceiro quadrinho, que Rex se emociona demais em museus. A palavra sublinhada está em negrito no balão porque:
    1.   Rex é muito curioso.
    2.   Rex realmente não deveria se emocionar diante de situações difíceis.
    3.   Rex tinha razões para se emocionar, mas exagerou quando chorou ao ver o esqueleto de um antepassado.
    4.   Seus amigos o acham “Demais!” de legal.
  4. 4.JPG4.1.JPG

    A história é sobre:
    1.   como uma rainha descobriu uma princesa de verdade.
    2.   a organização do casamento de um príncipe.
    3.   como fazer uma cama de princesa.
    4.   uma família real e seu castelo.
  5. Na frase:
    "A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade", a palavra "ela", refere-se a:
    1.   moça.
    2.   rainha.
    3.   forma.
    4.   verdade
  6. A rainha soube que a moça era uma princesa de verdade porque ela:
    1.   afirmou que era uma princesa.
    2.   afirmou que a ervilha deixou seu corpo com manchas.
    3.   conseguiu subir nos 20 colchões e dormir.
    4.   merecia uma cama de "princesa".
  7. "Era uma vez" fica caracterizado na história por:
    1.   verbos no tempo passado, como em "chovia" e "estranhou".
    2.   advérbios, como "realmente" e "desabaladamente".
    3.   ênfase em palavra, como em "meeeeesmo".
    4.   reticências, como em "e ainda deve estar por lá...".
  8. "Chovia desabaladamente"
    A palavra "desabaladamente" tem o sentido de:
    1.   fortemente.
    2.   fracamente.
    3.   raramente.
    4.   levemente.
  9. No texto, o uso do sinal de exclamação (!) ocorre todas as vezes que o autor quer:
    1.   dizer que a história continua.
    2.   demonstrar dúvida.
    3.   causar medo.
    4.   reforçar uma situação.
  10. As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
    10.JPG

    O texto do pássaro joão-de-barro publicado na revista Ciência Hoje das Crianças foi escrito com a finalidade de:
    1.   dar informações científicas sobre essa espécie de pássaro.
    2.   divertir os leitores com uma história inventada sobre um joão-de-barro.
    3.   anunciar uma marca de ração para pássaros.
    4.   ensinar a construir uma casa de joão-de-barro.
  11. O ninho do joão-de-barro é feito:
    1.   pelo macho e pela fêmea.
    2.   somente pelo macho.
    3.   somente pela fêmea.
    4.   pelo canário-da-terra e pela andorinha-parda.
  12. O ninho do joão-do-barro proporciona segurança para os ovos e a prole do animal porque:
    1.   é construído em forma de espiral e os ovos ou os filhotes ficam protegidos em uma parte interna; para alcançá-los é preciso passar por um corredor curvo.
    2.   sua entrada é tão estreita que apenas os pássaros da espécie do joão-de-barro conseguem passar.
    3.   o joão-de-barro constrói o ninho, mas abriga seus filhotes no ninho de outras aves como o canário-da-terra e a andorinha-parda.
    4.   o macho do joão-de-barro fica vigiando durante o dia e a noite a entrada do ninho expulsando os intrusos que queiram ocupar sua construção.
  13. Observe a foto que acompanha o texto e responda: onde é construído o ninho do joão-de-barro?
    1.   Pendurado no galho das árvores.
    2.   Sobre o galho das árvores.
    3.   Escondido entre rochas.
    4.   Em tocas.
  14. O texto sobre o joão-de-barro termina com a seguinte expressão: É mole?. Esta frase mostra uma certa indignação com uma informação do texto. Qual é essa informação?
    1.   Que alguns pássaros até expulsam o joão-de-barro de seu ninho para ocupá-lo.
    2.   Que este ninho é tão seguro que nenhum outro pássaro consegue adentrar nele.
    3.   Que o joão-de-barro constrói um novo ninho a cada época reprodutiva.
    4.   Que o ninho do joão-de-barro é tão engenhoso que não é feito por nenhum outro pássaro.
  15. O ninho protege os ovos e a prole do joão-de-barro de vento, chuva e predadores porque:
    1.   o ninho tem uma câmara secreta que apenas o joão-de-barro consegue entrar.
    2.   possue um corredor curvo que dificulta a passagem para a câmara interna onde eles ficam.
    3.   sua cobertura é feita de galhos que dificultam a passagem da chuva, do vento e de seus predadores.
    4.   porque sua parte interna é um verdadeiro labirinto com tantas voltas que o vento, a chuva e os predadores não os alcançam.
  16. 16.JPG
    A notícia fala de um pai e seus três filhos que estavam em uma floresta ao norte do estado americano da Geórgia. O que eles estavam fazendo lá?
    1.   Caçando.
    2.   Estavam perdidos.
    3.   Fazendo uma pesquisa.
    4.   Acampando.
  17. Este fato virou notícia nesta revista semanal porque:
    1.   o filho salvou o pai do ataque de um urso.
    2.   o urso ficou amigo da família.
    3.   um dos filhos da família foi atacado por um urso e o pai o salvou.
    4.   família estava acampando em uma floresta.
  18. O título da notícia é "Pai herói contra urso comilão". O urso é chamado de comilão porque:
    1.   queria comer o pai herói.
    2.   vasculhou a cozinha do camping.
    3.   era muito gordo
    4.   comeu um tronco seco de árvore.
  19. Qual era a intenção do pai ao atingir o urso com um tronco de árvore?
    1.   Simplesmente matar o urso.
    2.   Apenas feri-lo para proteger seu filho.
    3.   Caçar o urso para alimentar a família.
    4.   Para capturar e vendê-lo.
  20. Na legenda da foto aparece a seguinte frase: "Everhart, assustado com o avanço do urso contra o filho, não vacilou".... A palavra "vacilou" quer dizer que o pai:
    1.   não tomou providências.
    2.   saiu correndo.
    3.   agiu rapidamente.
    4.   pensou muito antes de agir.
  21. O pai, no final da notícia, diz que "Não havia outra solução" porque ele:
    1.   devia ter ficado apenas observando o que ia acontecer.
    2.   devia ter chamado policiais para ajudá-lo.
    3.   não devia ter matado o urso.
    4.   precisava salvar o filho.
  22. 22.JPG

    Onde você poderia encontrar esta propaganda?
    1.   Na padaria.
    2.   No consultório do dentista.
    3.   No Posto de Saúde.
    4.   No mural da sala de aula.
  23. Esta propaganda foi feita pensando em:
    1.   somente nas crianças.
    2.   apenas nos adultos.
    3.   todas as pessoas sem distinção de idade ou sexo.
    4.   só nas pessoas que gostam de fruta.
  24. Este sorvete é diferente dos outros da mesma marca por ser:
    1.   o que tem a maior fruta.
    2.   o mais vendido da Kibon.
    3.   a manga, a melhor fruta do mundo.
    4.   o lançamento de um novo sabor.
  25. O nome do sorvete é “Fruttare Kipolpa”. Ele chama-se assim porque é um sorvete:
    1.   bonito e diferente.
    2.   feito com polpa de fruta.
    3.   que tem o nome da fruta.
    4.   estrangeiro.
  26. Ao colocar a fruta no lugar do sorvete pretendeu-se mostrar que o sorvete:
    1.   é a fruta congelada.
    2.   é maior do que o normal.
    3.   é feito da fruta.
    4.   tem o formato da fruta.
  27. 27.JPG

    O texto “Carimbo vegetal”
    1.   faz propaganda de carimbos.
    2.   dá instruções de como fazer carimbos.
    3.   traz notícias de carimbos.
    4.   conta uma história sobre carimbos.
  28. O texto ensina a:
    1.   modelar uma batata.
    2.   pintar com tinta guache.
    3.   fazer um carimbo.
    4.   cortar vegetais.
  29. Indica que o autor fala com você, o uso de:
    1.   verbos como: corte, use, passe, pressione.
    2.   linguagem complicada.
    3.   substantivos como: batata, cenoura, beterraba.
    4.   pontos de exclamação.
  30. Para fazer o carimbo vegetal é preciso acompanhar a seguinte ordem:
    1.   cortar o vegetal ao meio, escavar o vegetal para fazer um desenho, passar tinta sobre o desenho escavado, pressionar a superfície com tinta sobre o papel.
    2.   cortar o vegetal ao meio, escavar o vegetal para fazer um desenho, passar tinta dentro do desenho escavado, pressionar a superfície com tinta sobre o papel.
    3.   escavar o vegetal para fazer um desenho, passar tinta sobre o desenho escavado, pressionar a superfície com tinta sobre o papel.
    4.   escavar o vegetal para fazer um desenho, passar tinta dentro do desenho escavado, pressionar a superfície com tinta sobre o papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o nosso blog.